domingo, 17 de fevereiro de 2013

Tensões! Tensões? Tensões ....


Como está sua testa, relaxada, franzida? E seus ombros, você conseguiria soltá-los um pouco? Há alguma parte de seu corpo desnecessariamente tensa? No dia a dia podemos ter tensões musculares, ou apenas psicológicas. Estas podem ser resultado de hábitos, como enrugar a testa ao falar, ou reações a situações preocupantes ou desarmoniosas. Tensões podem ser acumuladas, e podemos esperar voltar para casa para relaxar, talvez até o fim da semana.

Todo dia pode ter algo que irá nos deixar tensos. Às vezes é um problema de trabalho, no qual ficamos envolvidos por um bom tempo, e que levamos para casa. Outras vezes é uma preocupação com um filho. Podem ser também conflitos, preocupações e ansiedades com dinheiro, relacionamentos e tantos outros. O resultado disto é tensão e estresse, em níveis variados.

De fato, parece mais realista esperar que, ao longo de cada dia, passemos por situações e emoções variadas. Mas se você não tem uma alternativa para lidar com os problemas, ou precisa esperar o fim de semana para relaxar, as tensões geradas vão se acumulando no corpo. Quer testar? Observe sua testa. Está relaxada? E seus ombros? E o que dizer das tensões que você pode nem estar mais notando? Aquelas que você não conscientiza?

Há formas de relaxar, que podem variar muito de pessoa para pessoa. Alguns assistem TV, outros ficam na cama e até dormem, outros preferem atividades físicas. Desde que funcione para o propósito, não cabe questionamentos, mas, é claro que existem muitas outras que podemos levar em conta. Em vez de esperar horas ou dias, estas envolvem aproveitar pequenos momentos para relaxar o quanto for possível: se tensões se acumulam, relaxamentos também.

Muitas vezes reagimos ao que imaginamos. Assim, se você se lembrar de uma praia maravilhosa, ou de uma cachoeira fantástica, ou de uma viagem que lhe trouxe muito encantamento, você relaxa quase que como se estivesse lá. Assim, para relaxar, simplesmente pense em algo relaxante por um breve tempo. E, claro, você pode até carregar alguma foto, um livro, ou objetos, coisas que o ajudem a se reportar a estes momentos, podendo usá-los com este propósito.

E não se esqueça de usar seu tempo para si mesmo. Saia da cama uns minutos mais cedo, para meditar, ou simplesmente refletir um pouco. Não é muito difícil, e é essencial para o equilíbrio mental e emocional. Procure o mais possível estar em ambientes calmos e serenos. Ouça música suave. Quando puder conversar, faça-o com alguém que lhe some coisas positivas. Verá que o dia renderá mais. Seja feliz, e – se não for totalmente possível – pense em sê-lo, e aprenda a relaxar. A vida é feita de um dia após o outro!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário